Skip to content

jefponte/unicaffeClient

Repository files navigation

UniCaffé Licença
Version 1.0, Agosto de 2015 http://unicaffe.unilab.edu.br

Termos e condições de Uso. 

1. Definição. 

A. UniCafféServidor

Cria um serviço para as máquinas dos laboratórios de informática. Esse software será configurado para a base de dados que a universidade utiliza para controle de usuários, poderá ser configurado para diversos tipos de banco de dados. Poderá receber comandos das máquinas do laboratório ou da aplicação administrativa 	para troca de informações ou solicitação de comandos. Funcionalidades da versão 1.0 
Autenticação no banco do SIG;
Recebimento de comando de autenticação de usuários e resposta para desbloqueio;
Monitoramento de máquinas e envio de bônus para máquinas com tempo se esgotando, 
quando não há lotação;

B. UniCafféCliente

Software instalado nas máquinas do laboratório de informática. Ele iniciará	automaticamente com o sistema operacional, exigirá autenticação de usuário para que a máquina possa ser utilizada, contará o tempo de acesso e evitará execução de programas não autorizados.

A solicitação de autenticação envia ao servidor e este responde autorizando determinado tempo considerando o tempo de acesso já utilizado pelo usuário que solicita o acesso. Quando o tempo está perto de acabar, o seu tempo poderá ser automaticamente incrementado desde que não haja lotação.

Autenticação de usuários e contagem de tempo de acesso;
Aviso na finalização de tempo;
Tempo de bônus em caso de não lotação;
Área de trabalho individual;
Acesso de visitantes;

C. UniCafféWeb

Software para administração do laboratório, possuirá uma área pública com 	informação sobre o status de cada máquina de cada laboratório, relatórios de acessos para a sociedade; uma área de usuário padrão com informações do seu próprio acesso e uma página de administrador onde será possível enviar comandos para máquina e monitorar laboratório.


Página Pública

Visualização de estados das máquinas com tempo de acesso restante para cada acesso em andamento sem identificação de usuário.
Relatórios de acessos do laboratório sem informar identificação de usuário.
Listagem de laboratórios e máquinas.

Usuário Padrão

Todas as funcionalidades do usuário público.
Relatórios a respeito do seu próprio acesso.

Usuário Super

Estado das máquinas com tempo de acesso restante para cada acesso com identificação de usuário.
Envio de comandos de desligamento, liberação para aula e bloqueio de acesso.
Cadastro e listagem de máquinas ou laboratórios.
Cadastro de máquina em laboratório.
Relatórios de acessos por usuário.



2. Problemas e Suporte

 O projeto encontra-se concluído, versão 1.0 com todas as funcionalidades previstas e um período de teste foi feito e encontramos alguns problemas que listaremos a seguir: 

A. Senha Expirada:

Ao instalar o UniCaffé ele cria um usuário automaticamente no Windows e ativa um login automático para este usuário. Após instalado ele funciona corretamente, mas de tempos em tempos ele vai expirar a senha do usuário.

Suporte: 

Ao constatar que o usuário está com senha expirada, haverá o formulário de atualização da senha. Basta repetir a senha do Unicaffé duas vezes: “unicafe@unilab”. Se algum aluno 
ou qualquer usuário que seja já tiver atualizado para alguma outra senha, será necessário entrar com usuário dtiusr ou qualquer usuário administrador que exista na máquina para 
alterar a senha do usuário unicafe para “unicafe@unilab”. É necessário que a senha seja esta para que o login automático funcione. 

B. Não identificação de desconexão de máquinas desligadas abruptamente

Em alguns momentos começam a aparecer máquinas conectadas no Unicaffé, sendo que na verdade já estão desligadas. O problema acontece quando em alguma situação em que 
a máquina é desconectada abruptamente, seja com retirada do cabo de internet ou desligamento inesperado da máquina. 

Suporte
Acessar a página de linha de comando e enviar o comando limpar().

C. Bloqueio de usuário de sistema quando máquina entra em Stand By por inutilização, quando em usuário aula.

Quando liberamos as máquinas para aula, elas ficam disponíveis e desbloqueadas.
Estando desbloqueadas, entretanto os alunos acabam não ocupando todas as máquinas. 
O que faz com que elas fiquem livres e paradas por muito tempo, depois entrando em módo de descanso e bloqueando o usuário, acaba que torna-se necessário digitar a senha em cada máquina que for bloqueada para que o UniCaffé tome de conta novamente da máquina.

Esse problema não foi verificado de imediato pelo fato de que o laboratório de liberdade havia sido previamente configurado para que não entrasse em Stand By antes mesmo da instalação  do Uncaffé.

Suporte
Digitar a senha do usuário quando isso acontecer ou então liberar somente as máquinas que serão utilizadas.


D. Bloqueio indevido de programas necessários

Acontece de o UniCaffé bloquear o LibreOffice ou algum programa que não se sabia que seria utilizado em uma aula. Esse problema está relacionado ao fato de que o UniCaffé se protege de 
execução de softwares externos fechando qualquer software que não estiver em uma lista interna e pré-definida. O problema é que essa lista utiliza o caminho da pasta onde o programa está sendo 
executado e o nome do arquivo. O acesso ao disco local C: direto foi bloqueado, assim não será possível executar um programa escolhido que esteja fora da lista. Em outros casos, foi identificado 
um laboratório onde o LibreOffice foi instalado em uma pasta diferente. Sendo assim o LibreOffice foi bloqueado. 


Suporte
Liberação de máquina do Unicaffé ou a não liberação de máquinas que não serão usadas de imediato. 

E. Não inicialização automática

De tempos em tempos o registro que gera a inicialização automática pode ser removido por conta de rotinas do próprio sistema operacional. O UniCaffé inicializa o usuário windows, mas não inicializa o software.

Suporte

A própria inicialização manual do UniCaffé ele já adiciona a chave para inicialização automática. 

3. Restrições

O software não se propõe a ser repositório de arquivos para compartilhamento. Existem outros softwares para compartilhamento de arquivos, tais como: Google Drive, Sky Drive, Mega, Mediafire, Ubuntu One, Dropbox, 4shared, além do próprio Windows tem função de compartilhamento de pastas em rede. 

O software não vai permitir que a máquina acesse uma pasta compartilhada em uma máquina que esteja em 
usuário de domínio de Active Directory.