-
Notifications
You must be signed in to change notification settings - Fork 1
Class 1
Banco de Dados - Resumo Modelos de Dados
Modelo de Alto nível ou Modelo de Dados Conceituais: Próximo da forma como o usuário percebe os dados. Exemplo: Modelo Entidade-Relacionamento.
Modelo de Baixo Nível ou modelo de dados físicos: Nivel do sistema de Gerenciamento de Banco de dados. Exemplo: formato de registros, ordenação e formas de acesso.
Modelo de dados de representação ou implementação: Compreensível por parte dos usuários mas não estão longe da maneira como os dados são armazenados. Exemplo: Modelo Relacional.
Esquema e Instância:
Esquema: Estrutura do banco de dados. (Acho que é o esqueleto!) Instância (estado): os dados armazenados em um banco de dados em um momento particular no tempo.
Linguagens:
Para aEstrutura: DDL (Data Definition Language): é uma linguagem de computador usada para a definição de estruturas de dados. Pode englobar: SDL (Storage Definition Language): Specifies the mapping between two schemas. VDL (View Definition Language): Represents user views and their mapping to the conceptual schema.
Para a Manipulação: DML (Data Manipulation Language): é uma família de linguagens de computador utilizada para a recuperação, inclusão, remoção e modificação de informações em bancos de dados.
MER (Modelo Entidade-Relacionamento) Entidade: Forte (retângulo) ou fraca (retângulo duas linhas), se ela depende de outra é fraca. Atributos: (elipse) É uma propriedade de descreve uma entidade. Atributos: simples x compostos, univalorados x multivalorados armazenados x derivados Chaves: registro único de uma instância. Entidade fraca, possui uma chave parcial. Relacionamentos (losangos) Grau. é o numero d etipode de entidades participantes de um relacionamento. Cardinalidade: Define o numero maximo de relacionamentos. 1:1 1:N N:1 M:N MinMax Restricao de Participacao: Total (linha dupla) ou Parcial (linha simples) Ler isso aqui: https://www.smartdraw.com/entity-relationship-diagram/