O TikMu resultou da organização e formatação da ideia que as experiências mais ricas de viagem, ou pelo menos muitos dos relatos mais envolventes dos turistas, partem de situações inusitadas e espontâneas, muitas vezes imprevistas, nas quais o relacionamento com os habitantes do local é aprofundado, permitindo ao visitante perceber novas dimensões socioculturais do local que visita.
A ferramenta concebida é um sistema no qual pessoas da área visitada que estejam interessadas em mostrar aos turistas o que gostam do lugar onde vivem possam fazê-lo de forma casual e conveniente através de um aplicativo para dispositivo móvel e web, onde pessoas motivadas por temas de sua predileção, como interesse por arquitetura, gênero musical, história, esportes, conhecimento de seu bairro ou línguas e culturas estrangeiras, podem se destacar da multidão que cerca o viajante e auxiliá-lo naquele assunto. A razão para o contato seriam perguntas simples acerca de oportunidades menos conhecidas na região.
O vídeo explica melhor:
TikMu significa “nós”. O aplicativo tem por objetivo disseminar a diversidade cultural inerente ao turismo e o nome TikMu remete à riqueza cultural dos povos que vivem no Brasil e mostra que todas as culturas e idiomas são bem-vindos na comunidade criada pela ferramenta.
O projeto, uma parceria entre Arthur Szász, Cauê Waneck, Flávio Fraschetti, Gabriel Gorski e Jonas Malaco, foi apresentado para a primeira edição do Concurso INOVApps, em 2014, sendo nele selecionado em sétimo lugar.
Em 2016 seu desenvolvimento acabou deixado de lado, em função de outros projetos da equipe.
Copyright 2014,2018 Arthur Szász, Cauê Waneck, Flávio Fraschetti, Gabriel Gorski, Jonas Malaco. All rights reserved.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.