Existem basicamente 3 posições em que sua empresa pode se encontrar em relação às outras empresas que formam a cadeia produtiva do seu ramo de negócios.
Sua empresa sempre será um fornecedor, um cliente ou um concorrente de uma ou mais empresas.
No ramo de jogos, quando se é apenas uma produtora, você é fornecedor de uma publisher, possivelmente cliente de um estúdio de produção de SFX e trilhas sonoras, e concorrente de outras produtoras. A publisher, por sua vez, é fornecedora das lojas que vendem jogos, possivelmente cliente de uma agência de marketing, que faz a publicidade dos seus títulos, e concorrente de outras publishers.
Olhando para o mercado de jogos e para o que você poderia e gostaria de produzir, de acordo com as As 5 forças de Porter:
... onde seria mais lucrativo estar localizado dentro desta cadeia produtiva? Em que lugar sua concorrência seria menor ou mais fraca e a quantidade de fornecedores e clientes maior? No lugar de um estúdio de som e/ou de arte, de uma produtora de jogos, de uma publisher, de uma loja?
O Setor de Jogos Digitais no Brasil - Fábrica de Jogos | Aprenda a Projetar Games Divertidos
Levantamento de Desenvolvimento Econômico sobre o setor de Games
Ao passo em que pensa basicamente sobre seu posicionamento no mercado de jogos, é preciso pensar também em uma estratégia para vencer a concorrência que advém desse posicionamento.
O mesmo Michael Porter das 5 forças estudadas na etapa anterior, também foi quem formulou às 3 estratégias competitivas genéricas segundo o modelo abaixo:
Onde:
A primeira é a estratégia competitiva de custo, na qual a empresa centra seus esforços na busca de eficiência produtiva, na ampliação do volume de produção e na minimização de gastos com propaganda, assistência técnica, distribuição, pesquisa e desenvolvimento, e tem no preço um dos principais atrativos para o consumidor.
A opção pela estratégia competitiva de diferenciação faz com que a empresa invista mais pesado em imagem, tecnologia, assistência técnica, distribuição, pesquisa e desenvolvimento, recursos humanos, pesquisa de mercado e qualidade, com a finalidade de criar diferenciais para o consumidor.
A estratégia competitiva de foco significa escolher um alvo restrito, em que a firma atende necessidades específicas de um determinado grupo, dessa forma, a empresa pode oferecer algo considerado único pelos seus clientes.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/
Estratégias competitivas genéricas
Ir para Overview do Mercado