Os canais de distribuição são os meios utilizados pelas empresas para escoar sua produção e ofertar seus serviços. A importância dos canais de distribuição é fundamental e seu custo pode representar uma parcela considerável do preço final do produto vendido ao consumidor; os canais não só satisfazem a demanda através de produtos e serviços na entrega, em quantidade, qualidade e preço corretos, mas, também, têm papel fundamental no estímulo à demanda, através das atividades promocionais e de divulgação.
Para a produção de games, existe um grande número de canais disponíveis para ofertar tais tipos de produtos, dentre eles podemos destacar:
- sites que disponibilizam download
- lojas virtuais por plataforma, como Apple Store e Google Play Store, Steam, Origin, Nintendo E-shop, PlayStation®Store?, Xbox - Xbox Games Store;
- lojas físicas (principalmente para games para consoles);
- representações em outros estados (através de vendedores contratados);
Os melhores canais de distribuição variam conforme o tipo de game e o perfil do público. Os jogos disponibilizados em plataformas de massa, como para smartphones e tablets, ou sites, por exemplo, concorrem diretamente com produtos nacionais e estrangeiros.
Os publishers são um elo intermediário que contribuem na distribuição, por fazerem o papel de editores da indústria de games, investirem em campanhas de marketing de lançamento de jogos, no desenvolvimento de jogos e acompanharem e avaliarem o processo de distribuição aos atacadistas e varejistas digitais (e físicos, se houver).
Fonte: Sebrae
Ir para Modelagem de Negócios