Skip to content

Latest commit

 

History

History
91 lines (68 loc) · 3.86 KB

CONTRIBUTING.md

File metadata and controls

91 lines (68 loc) · 3.86 KB

Guia de contribuição

Guia de estilo

Todo código python deve serguir o guia de estilo oficial do PythonBrasil, GuiaDeEstilo

Política de commits

A descrição dos commits deve ser especificada em inglês e ser curta e objetiva, representando qual o objetivo do commit. A mensagem deve estar acompanhada do número da issue relacionada, como no exemplo abaixo:

git commit -m'#X my message'

Onde X representa o número da issue relacionada.

Política de Branches

Branch master

A branch master é a branch estável do projeto, onde estará o código de produção. Commits e pushes para essa branch estarão bloqueados. Somente serão aceitos pull requests para essa branch oriundos da branch devel.

Branch devel

A branch devel será a branch de desenvolvimento, na qual será unificado novas funcionalidades e correções no código visando gerar uma nova versão estável. As branchs de desenvolvimento das funcionalidades deverão ser criadas sempre a partir da branch devel. Uma vez que as funcionalidades estejam concluídas deve ser aberto o Pull Request para a branch devel.

Nomenclatura de Branches

Sempre que uma equipe de desenvolvimento for começar a trabalhar em algum Caso de Uso ou História de Usuário, deve-se criar a branch a partir da branch devel, com o padrão definido abaixo:

GERAL

Os nomes das branchs devem ser criados em inglês e devem ser curtos e claros.

PARA FEATURES

Nome da branch prefixada com feature acompanhado com a issue relacionada:

feature/x-branch_name

PARA REFATORAÇÃO DE CÓDIGO

Branchs com o objetivo de realizar alterações em funcionalidades já implementadas devem ser prefixadas com refactor acompanhado com a issue:

refactor/x-branch_name

PARA CORREÇÃO DE CÓDIGO

Branchs com o objetivo de consertar algum problema técnico relacionado a uma ou algumas funcionalidades devem ser prefixadas com bugfix acompanhado com a issue relacionda:

bugfix/x-branch_name

PARA PROBLEMAS CRÍTICOS EM PRODUÇÃO

Branchs com o objetico de corrigir alguma falha grave relacionadas a funcionalidades que já estão em produção devem ser prefixadas com hotfix acompanhado com a issue relacionada:

hotfix/x-branch_name

PARA LANÇAMENTO DE VERSÃO

Branchs com o objetivo de realizar o lançamento da versão do código para produção

release/stable-x.x

Onde x.x é o número da versão

Política de Issues

As issues devem possuir um nome simples, em portugês e que descreva claramente os principais objetivos A descrição deve ser o mais detalhada possível, para melhor acompanhamento e entendimento de todo o processo e objetivos da issue. As issues devem ser identificadas com as labels referentes. Ajuda o nosso trabalho na hora de mapear quais são as demandas de cada área do projeto.

Para novas funcionalidades

As issues devem ser acompanhadas de uma lista de critérios de aceitação que garantem que o ao implementar o objetivo será atendido, tanto em termos de funcionalidade, usabilidade, design e qualidade de código;

US - Nome da Issue

Para histórias técnicas

TS - Nome da Issue

Políticas de Pull Requests

Pull Requests originados de branchs classificadas como feature, documentation e bugfix devem ser abertos para a branch devel. Pull Requests em progresso Pull Requests que ainda não estão prontos para serem aceitos devem conter a sinalização WIP - Work in Progress logo no início do nome. Exemplo:

WIP: my pull request

Condições para aprovação do Pull Request Para que o pull request seja aceito na branch devel, deve seguir as seguintes condições:

Funcionalidade, correção ou refatoração completa; Build de integração aceito; Manter a cobertura do código há uma porcentagem definida; Estar de acordo com as métricas de qualidade de código descritas no plano de qualidade da issue.